Direto da Provence – Lavanda

13 jun

Mais uma dica valiosa da nossa correspondente ultra mega super especial, Ana Lídia:

Na Provence sem lavanda? Por que não?

A região da Provence, no sul da França, é famosa por seus extensos campos de lavanda na cor azul-lilás que produzem paisagens lindíssimas.

Para quem não puder visitar a região da Provence durante o período de floração da lavanda, que vai do início de julho ao fim de agosto pode, ainda assim, “viver” alguma experiência relacionada com a Lavandula angustifólia ou lavanda fina.

Seguem as dicas:

Musée de la Lavande, em Coustellet: Museu da Lavanda interativo e com áudio-guia incluído no valor da entrada (6 euros). No museu podemos conhecer um pouco da lavanda (espécies, plantação, época de floração, colheita), da extração da essência (técnicas de destilação, alambiques de vários tipos), do seu uso como perfume (rótulos e vidros de perfumes  de várias marcas) e  do controle de qualidade e contra a falsificação (é gente, existe pirataria no ramo da lavanda também!). Quanto a este último assunto, descobri que o que nos é vendido como sendo “lavanda”, na verdade é “lavandin”, espécie híbrida que surge do cruzamento espontâneo (por meio de insetos e abelhas) da lavanda fina com uma outra espécie de lavanda chamada aspic, gerando o lavandin: eu senti o cheiro da lavanda original e do lavandin e é muito diferente. A essência de lavandin é bem mais barata do que a da lavanda fina, o que explica o seu uso pelas grandes indústrias. No final da visita, há uma lojinha maravilhosa que vende diversos produtos da verdadeira lavanda produzida na região (perfumes, sabonetes, hidratantes, sachês…).

Les Agnels, em Apt: Essa destilaria de essências de diversas plantas aromáticas, incluindo a lavanda, inovou ao criar um espaço de bem-estar que inclui uma piscina de lavanda e um SPA (serviços na área facial e corporal). A piscina é coberta, sem cloro e à água é acrescentada essência de lavanda, o que proporciona um banho super-relaxante, revitalizante e perfumado… fora que o lugar é lindo, a área da piscina é agradável e bem decorada. Há também uma lojinha vendendo, principalmente, essências. A sensação de bem-estar depois de um banho desses é maravilhosa.

Ana e o campinho de lavanda

Correspondente que se preze tem que testar antes de dar a dica!

2 Respostas to “Direto da Provence – Lavanda”

  1. Renata 13 de junho de 2010 às 22:54 #

    mais um post que eu adorei e me diverti lendo o texto “perfumado” e vendo as lindas fotos

    Curtir

  2. ELY 8 de janeiro de 2014 às 12:06 #

    Ola Ana,gostaria de falar com vc, pode me responder pelo email, figueiraely@hotmail.com, quero comprar essencia direto da frança,e gostaria de tirar umas duvidas com vc.

    grata Ely

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: