Educação financeira para pais e filhos!

9 mar

poupar

SORTEIO ENCERRADO EM 31/03/2013!!! MAS VALE A PENA DAR UMA LIDA NO TEXTO!!!

Um tempinho atrás, lá no comecinho do Blog, conversamos um pouco sobre a importância da educação financeira para as crianças, destacando a questão da mesada e dando outras dicas que os pais podem usar para ensinar aos filhos sobre o valor do dinheiro (para ver este post, clique AQUI!!!).

Pois bem, aqui voltamos a falar um pouco sobre educação financeira, desta vez com um texto bem explicativo, escrito pelo educador financeiro Antonio Oscar Pereira Filho:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS. POR QUÊ?

“No Brasil, “Educação Financeira” é um tema relativamente recente e vem despertando interesse muito grande nas pessoas. Não é um modismo e sim um desafio para pais, escolas e governo.

Em 2010, o Governo Federal instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, um programa que, entre outras, estabelece ações destinadas ao público adulto e às escolas com o objetivo de estimular na população o consumo responsável, assegurando a conscientização dos riscos assumidos no processo de endividamento.

Reforçando essa idéia, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei nº 171/09, que tem como diretriz a inclusão da Educação Financeira no currículo das escolas públicas e privadas.

A DSOP Educação Financeira desenvolveu um programa especialmente voltado para as Escolas, desde o Ensino Infantil até o Médio, baseado na Metodologia DSOP para a construção de uma nova geração de pessoas educadas e sustentáveis financeiramente.

A citada metodologia está baseada em quatro pilares, a saber: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar com abordagem prática e vivencial nos seguintes eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Autonomia e Cidadania.

Diversas escolas brasileiras aderiram e têm tido resultados exitosos com a implantação de educação financeira em sua grade curricular.

Recente pesquisa do Banco Mundial mostrou que os alunos que frequentaram as aulas de educação financeira exibiram melhores hábitos de poupança e comportamento de consumo, em relação ao que não tiveram este conteúdo.

Os resultados da pesquisa mostraram, também, que o programa aumentou o conhecimento, melhorou as atitudes e levou a mudanças no comportamento financeiro dos alunos. Eles estão mais propensos a administrar suas despesas, conversar com os pais sobre questões financeiras e ajudar a organizar o orçamento familiar.

As crianças vivem, hoje, bombardeadas por inúmeros apelos de consumo que as tornam competitivas entre si para ver quem tem os melhores brinquedos e aparelhos de última geração. “Esse consumismo muitas vezes é incentivado pelos pais no sentido de não permitir que os filhos tenham frustrações, ou até mesmo para suprir a falta de afeto”, argumenta Ana Bock, professora de Psicologia Social da PUC – SP.

É preciso que desde cedo as crianças tenham noção do valor do dinheiro e saibam estabelecer escolhas e priorizá-las. Isto, somente a educação financeira desde a tenra idade pode oferecer, tendo, naturalmente a família envolvida no processo.

Em São Luís, várias escolas já adotam a Educação Financeira DSOP, a exemplo Colégio Batista, Santa Teresa, Dom Bosco, Escola Conviver e Portal do Saber.”

Este tema sempre é oportuno e espero que vocês tenham gostado da leitura. Agora, uma surpresa para os leitores do Blog: o senhor Marcelino Machado, representante da DSOP Educação Financeira, cedeu gentilmente dois livros do escritor, educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos, para sortearmos!

O primeiro é bem voltado para as mães: “Eu mereço ter dinheiro! – Como ser feliz para sempre na vida financeira”, onde o autor, “em tom enérgico e bem humorado, dialoga de igual para igual com as mulheres sobre a esparrela do ‘eu mereço…’ e as convida a reformular o bordão: ‘eu mereço ter dinheiro, e você?’ – provoca logo nas primeiras páginas”.

dinheiro

O segundo livro é voltado para o público infantil: “O menino e o dinheiro”“introduz a criança no universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético, semeando desde cedo a importância do hábito de poupar para realizar sonhos”.

Menino

Então, gostaram da surpresa? O(a) leitor(a) vencedor(a) vai levar os dois livros para casa. Para participar do nosso sorteio é fácil, como sempre: basta deixar um comentário neste post com seu nome, nome do filho e idade da criança… Não precisa ser necessariamente filho(a) do(a) leitor(a), vale sobrinho, afilhado, enteado… O que importa é a vontade do leitor de transmitir um pouco de educação financeira para esta criança, ok??? 😉

Poderão participar leitores residentes em todo o Brasil e será aceito apenas um comentário por participante. Os comentários serão aceitos até às 19h do dia 31/03/13 e o resultado do sorteio será divulgado nesse mesmo dia 31/03/2013, às 20h, aqui no Blog e também através do Facebook. Espero por todos vocês! 😉

E para quem ficou interessado em conhecer sobre as outras obras do Reinaldo Domingos, inclusive com linhas de didáticos e paradidáticos voltadas para os ensinos infantil, fundamental I e II e médio, não deixem de visitar o Site dele, clicando AQUI!!!

15 Respostas to “Educação financeira para pais e filhos!”

  1. Ana Lídia Carneiro 9 de março de 2013 às 18:36 #

    Importante preparar e orientar desde cedo as crianças para uma vida financeira organizada. Participando do sorteio!
    Ana Lídia Carneiro, mãe do Benjamim, de 2 anos.

    Curtir

  2. Alice Moura Prazeres 9 de março de 2013 às 22:50 #

    Muito interessante!!!
    Alice Moura Prazeres, mãe do João Vitor, 3 anos

    Curtir

  3. Eliane Andrade 10 de março de 2013 às 00:48 #

    Sensacional seu post! O da mesada também, não tinha lido, conheci o blog há pouco tempo! De fato o tema é sensacional e há muito deveria fazer parte dos curriculos dos pimpolhos, desde as primeiras séries. Se nós e nossos pais tivéssemos recebido esse tipo de conteúdo na escola, já teríamos um país muito diferente, muito mais avançado. Parabéns! E vamos torcer para que a iniciativa se efetive…
    Eliane Andrade, mãe da linda Manuela, de um mês!

    Curtir

  4. Suelma 11 de março de 2013 às 10:00 #

    Interessantíssimo!!! Suelma Fróz, mãe da Marina, 05 anos, e da Sofia, 01 ano e 04 meses. Bjão!!!

    Curtir

  5. Lucianne Santos do Amaral 11 de março de 2013 às 18:10 #

    Querida Valéria, parabéns! Faz mais ou menos um mês que conheci o It Babies e fiquei imensamente surpresa com a qualidade das informações. Essas que muitas vezes buscamos longe, longe… E por sua causa, agora encontro tão pertinho de mim. Obrigada! Virei fã, sem demagogia. Sobre educação financeira, penso que meus pais fizeram muito bem o seu papel. Pois cultivaram o habito da economia através do cofrinho de moedas, poupança na Caixa, além da mesada e especialmente como utilizar o meu “rico” dinheirinho, realizando pesquisa de preço, poupando para comprar o objeto de desejo, entre outros. Acima de tudo, me ensinaram que é possível ser feliz sem necessariamente consumir tudo o que nos é oferecido, por modismo ou outra razão qualquer. Espero poder fazer o mesmo pelo meu filho! Abraço amigo.
    Lucianne Santos do Amaral, mãe coruja de José Luiz, 02 anos e 05 meses.

    Curtir

  6. beirouth 11 de março de 2013 às 19:51 #

    Oi, queridas! Geralmente, não deixo comentários nos posts de sorteios, mas tenho que abrir exceção para responder dois comentários carinhosos das leitoras Eliane Andrade e Lucianne Santos do Amaral!
    Sem demagogia, são estas respostas que me dão ânimo para continuar mantendo o Blog, apesar do dia a dia cada vez mais cheio de trabalho e afazeres com os filhotes… Tenho certeza que todas vocês sabem bem como é atribulada a vida de mãe… rsrsrs… Aqui, estamos num grupo de iguais! Todas querendo e buscando informações e dicas que tragam melhor qualidade de vida para nossas famílias, e em especial nossos pequeninos.
    Meu pagamento é este carinho e retorno que recebo de vocês. Muito obrigada por tudo e sintam-se todas abraçadas!

    Curtir

  7. Carolina Pecegueiro Pereira 11 de março de 2013 às 21:50 #

    Adoro o blog! Este post sobre educação financeira das crianças e das mamães é bem oportuno, haja vista sermos bombardeados todos os dias pelas propagandas de todos os tipos e também por fazermos parte de uma sociedade marcada pelo consumo exagerado! Por vezes é muito difícil lidar com o desejo das crianças de maneira racional e equilibrada! Quero participar do sorteio!
    Carolina G. Pecegueiro Pereira, mãe do Heitor, de 4 anos.

    Curtir

  8. Eliane Andrade 12 de março de 2013 às 00:45 #

    Eu também não costumo deixar comentários, apesar de ler todos os posts desde que tomei conhecimento do blog. Apesar de ter sido meu primeiro comentário, poderia replicá-lo a quase todos os outros posts, mudando apenas uma ou outra palavra… Afinal, é bem como a Lucianne falou: aquelas coisinhas que tinhamos que buscar lá longe, agora estão aqui, à mão! Quanto ao tempo, nem fale! Meu sonho era criar um blog para registrar um diário de gestação e maternidade, mas infelizmente não consegui me organizar o suficiente, não consegui tempo! Mais um ponto pra vc1 Estou orgulhosa! rsrsrs

    Parabéns, mais uma vez. E, mesmo anônima, tenha certeza que estou sempre do lado de cá, te fazendo companhia!

    Um grande abraço!

    Curtir

    • beirouth 12 de março de 2013 às 09:49 #

      Mais uma vez, muito obrigada por suas palavras tão amáveis. Beijos!

      Curtir

  9. Simara Carneiro 12 de março de 2013 às 10:50 #

    Ótimo texto. Participando do sorteio.
    Simara, avó do Benjamim, 2 anos.

    Curtir

  10. Juliana 20 de março de 2013 às 14:44 #

    Adorei o post!!! Excelente!!!
    Juliana Taddei, mamãe da Mariana, 2 anos e 6 meses.

    Curtir

  11. Mariane Liston 20 de março de 2013 às 22:43 #

    Parabéns Valéria! Como sempre trazendo assuntos muito interessantes!
    Participando do sorteio:
    Mariane Liston, mamãe de Felipe, 2 anos e 7 meses!

    Curtir

  12. Laura Carneiro 24 de março de 2013 às 22:00 #

    Assunto muito pertinente….cada vez mais cedo as crianças são envolvidas na atividade de consumir e, portanto, devem ser instruídas.
    LAura Carneiro, madrasta do Yan LUcas, 9 anos

    Curtir

  13. Carlos Frias Neto 30 de março de 2013 às 21:50 #

    Parabens pelo post Valeria! Assunto de grande importancia para esses baixinhos/futuros adultos.
    Carlos Frias Neto, pai do Yan Lucas Frias, 9 anos.

    Curtir

  14. Gardênia Goulart 2 de abril de 2013 às 15:50 #

    Temos que ensinar desde cedo como ganhar dinheiro e fazer ele render, do jeito que a vida está cada dia mais difícil, essas noções tem que fazer parte da educação dos nossos filhos.
    Para meus filhos: Rômulo e Rodrigo
    Beijos!
    Gardênia

    Curtir

Comentários encerrados.